sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Opiniões






Como prometido é devido, os leitores deste blogue vão poder ter a oportunidade de contar com as opiniões de vários treinadores. Os treinadores interessados deverão mandar para o correio electrónico misterjoao24@hotmail.com as suas opiniões.
A primeira edição do opiniões é um texto da autoria de José Carlos Pinto mais conhecido por Calila, treinador de nível II da UEFA, de acordo com as suas vivências ao logo de sete épocas no Atlético Clube da Arrentela, onde foi treinador de escolas A, B e infantis A e B. Actualmente a treinar os infantis B do Amora Futebol Clube.

1º Edição do opiniões: "As vitórias ou a formação???"




"Dilema clássico das conversas dos treinadores das camadas jovens… Qual é a sua opinião?
Depende da política do clube? Da mentalidade dos jogadores? Do adversário? Do plantel? Dos objectivos? Do tipo de jogo?
Na minha opinião depende da consciência de cada treinador, que deverá ser fiel aos seus princípios e coerente com as suas exigências para com os atletas!
Será que com uma derrota de 10-0 os jogadores da equipa vencedora evoluíram? E da equipa perdedora? Talvez num resultado de 4-3 (…) 2-1!
Quando uma equipa ganha e o banco é pouco utilizado….passado algumas semanas, alguém se vai lembrar quem é que jogou? Mas o jogador que jogou provavelmente vai lembrar-se! E os não utilizados? Esses talvez iram sentir mais tarde a falta de ritmo, evolução, motivação, confiança…
Mas, quando se ganha está tudo bem!!! Os que jogam são bons os outros, não jogaram porque os colegas são bons…até o treinador é bom, porque soube escolher os melhores!!!! Se perder pode haver a questão… Mas se tivessem jogado outros a equipa teria ganho?
E porque não jogarem todos….Ganhar e formar ao mesmo tempo? Será possível?
Nem sempre!!!!! Mas cabe aos melhores treinadores conseguirem!"

José Pinto – Treinador 2ºnível

1 comentário:

Anónimo disse...

concordo perfeitamente, pois por vezes o mais dificil não é ganhar mas tomar decisões.