segunda-feira, 22 de setembro de 2008

De cabeça na bola


Caros leitores, Tatiana Santos psicóloga que estagiou na área da psicologia do desporto vai estar connosco uma vez por mês na coluna “ De cabeça na bola”, os textos são todos de sua autoria. Quero desde já agradecer a Dª Tatiana Santos por colaborar e acima de tudo por partilhar connosco as suas crónicas.



1º Edição:


Título: Treinar treinadores
Autor: Tatiana Santos
Designação: Piscóloga

"Treinar treinadores"


O Coaching é uma das áreas mais interessantes de trabalho. Saber gerir, saber treinar, saber coordenar equipas também se aprende. Nem todos os líderes usam as melhores estratégias de comunicação, nem todos os dirigentes sabem avaliar correctamente as suas equipas, nem todos os treinadores conseguem manter os atletas unidos. Estas técnicas aprendem-se, trabalham-se com o objectivo de melhorar a performance do grupo e de aumentar o rendimento e os bons resultados. Os “treinadores” são habitualmente Psicólogos – das organizações, do desporto, com formação em Coaching, etc.
As estratégias usadas para potenciar um treinador de futebol não diferem muito das usadas com altos dirigentes de empresas de topo. Entre o que se treina está a capacidade de avaliar eficazmente os resultados produzidos pela equipa, estão também as competências comunicacionais de forma a que seja transmitido exactamente o que se pretende (sem interpretações dúbias ou subjectivas por parte do grupo). Avalia-se ainda a atribuição de reforço positivo sempre que se pretende reforçar um comportamento correcto e treinam-se as competências atencionais através de vários exercícios (visualização mental, por exemplo) de forma a conseguir-se antecipar dificuldades e melhorar o resultado. Um bom treinador ou dirigente é o segredo para o triunfo de qualquer equipa. Daí que seja importante que estes invistam no seu próprio treino de modo a poderem ampliar as suas potencialidades, perceber e corrigir os seus erros e rumar ao sucesso sem limites.

Sem comentários: